sexta-feira, 30 de abril de 2010

LÓ: APESAR DE CITADO COMO JUSTO NÃO FEZ DIFERENÇA!




Ao acompanharmos a caminhada de Ló desde sua saída com o então Abrão, ele já vinha assinalando algumas características de sua pernonalidade; (não falei em caráter porque requer outra abordagem).
A sua omissão fica clara quando não toma uma decisão quando do episódio do desentendimento entre os pastores de seu gado e os do seu tio. Preferiu que resolvessem por ele.
Porém na hora de resolver para que lugar ir, não pestanejou: Oras...vou é claro para as planícies verdejantes da Palestina, pois é um lugar prósperoe com uma tremenda irrigação.
Como ele já havia colocado, inicialmente, suas tendas próximas - cuidado leitor - a Sodoma e Gomorra, ele sabia sobre tudo o que acontecia lá naquele lugar, inclusive sua péssima fama: usurpadores, ociosos -  pouco trabalhavam em virtude da terra ser muito condescendente para com os agricultores, hábitos sexuais heterodoxos principalmente para aquela época e, o mais grave e que muita gente desconhece: eram insensíveis e não davam nenhuma assistência aos órfãos e as viúvas. Dê uma olhada mais atenta no A.T, e você vai constatar que, para Deus, isso era uma ignomínia, exatamente o peso que faz a diferença numa balança já cheia de fel, maldade e prepotência.
Mas onde fica o fato de não fazer a diferença, em sua época, em absolutamente nada?

Leiamos essa porção na íntegra - o desenrolar acompanhe em sua Bíblia - "Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. E disse-lhes: Eis agora, meus senhores, vinde para a casa do vosso servo, pernoitai nela e lavai os pés; levantar-vos-ei de madrugada e seguireis o vosso caminho. Responderam eles: Não; passaremos a noite na praça. Instou-lhes muito, e foram e entraram em casa dele; deu-lhes um banquete, fez assar uns pães asmos, e eles comeram" (Gn 19:1-3).
Vejamos agora um contraponto; o que Lídia fala a Paulo em At 16.4c:"...se julgais que eu sou fiel ao Senhor (e não a Paulo), entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso".
Voltemos ao texto base em Gn 19. Ló estava assentado à porta da cidade, o quera permitido à alguém de importância. Seu cargo equivaleria hoje ao de prefeito e, na época, uma espécie de juiz como reforça o v. 9 (juíz em tudo?). Não. Seu poder vai até onde queremos, até onde satisfaz nossos interesses. Em outras palavras: Você não passa de nosso marionete e não interfira em nossos negócios. A delegação de poderes vai até a um certo ponto, meu caro. Nem os cidadãos de Sodoma respeitavam mais Ló, o que se devia, provavelmente ao seu poder de acomodação. Existem coisas que são inegociáveis, meu dileto leitor.
E o que tem a ver a pasagem em contraponto em Atos 16? Para o judeu era considerado uma desonra o fato de alguém se recusar em se hospedar em sua casa. Era como se o hóspede dissesse para o anfitrião que ele (o anfitrião), não era digno de receber ninguém em sua casa devido a sua má reputação.
Por essa razão os dois anjos relutaram em entrar na casa de Ló, ao passo que, centenas de anos após, Lídia implora a Paulo que seja seu hóspede, o que o deixa consternado.
Nem os de fora respeitavam mais Ló. Provavelmente já havia assimilado a cultura daquelas cidades que estavam prestes a ser destruídas.
E o que falar dos de dentro? Os da sua própria família? Será que foi diferente?
Calma. Não se apresse. Vejamos...
Ló não conseguiu nem convencer seus genros que estavam para se casar com suas filhas mais velhas. Zombaram dele, ficaram em Sodoma e morreram.
Durante a saída - Ló insiste em ficar perto de Sodoma e depois desiste com medo do que os moradores de Zoar poderiam pensar - quase que obrigada daquelas plagas, durante o percurso sua esposa os deixa seguir e tenta voltar para Sodoma e, igualmente, morreram.
Vão para uma caverna e lá o pai embriagado, sem saber o que estava fazendo, engravida as duas filhas que agiram se forma ardilosa. Essas gerações só trouxeram problemas ao povo de Israel, como sabemos.
Nem sua família o respeitava mais. O Ló. O Justo Ló, como Pedro o denomina em sua segunda carta.
Não sabemos acerca do coração de Ló. Os ditames do coração quem os conhece é o Senhor e somente a Ele pertencem.
De qualquer forma fica a advertência: mesmo sendo considerados justos - que na realidade é um ato declaratório do próprio Deus que nos absolve mediante nossa fé em Cristo Jesus - devemos procurar fazer a a diferença nessa sociedade tão decaída e carente, a começar pelos que estão mais próximos. Que possamos servir de modelo para a glória de Deus Pai. Modelo no bairro em que moramos, na nossa casa, no nosso trabalho. Enfim, onde a planta de nossos pés pisar.

Com carinho;
Rev Emir Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário