quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FIRME NO TERMINAL


"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" 1 Ts 5:18
Assistindo pela terceira vez ao magnífico filme - baseado em fatos reais - O terminal, tendo como protagonista o ator Tom Hanks, comecei a dar tratos à bola.
A história começa quando o Sr Navorski, interpretado por Hanks, fica preso no terminal no aeroporto de Washington porque seu país, a Krakozhia, havia acabado de tomar um golpe militar e o novo governo não tinha ainda sido reconhecido e, assim sendo, o Sr Navorski era "um cidadão de lugar nenhum", segundo as palavras do diretor do aeroporto. Começa assim a saga do Sr Navorski que, sem reclamar nem murmurar, ia diariamente ao guichê para para pegar o visto do seu passaporte e entrar em solo americano, no que era sempre negado.
O nosso herói não assume uma postura de suplicante ou de coitadinho. Já que não queriam ajudá-lo, ele passa a  ajudar a todas as pessoas que lá trabalhavam. Com seu desprendimento foi ganhando a simpatia de todos, conseguindo até um emprego - inacreditável - como pintor de paredes. Tudo que fazia com amor fazia, dando o seu melhor, a sua excelência. A situação chegou a tal ponto que o diretor do aeroporto - que não conseguia demovê-lo da idéia de querer entrar no "país das oportunidades para todos", resolve dar um "jeitinho".  O diretor lhe propõe uma saída política: é só dizer que tem medo de voltar para Krakozhia que fica tudo arranjado. Só que o Sr Navorski era um homem de caráter e de princípios e rejeita tal proposta.
Caráter e princípios são formados ao longo de uma vida. Caráter e princípios esses que devem reger nossas vidas.
E como fica " Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco"?
Basta um problema qualquer; um imprevisto, para que muitos fiquem alterados e dêem um péssimo testemunho. Sei que O Terminal trata-se de um filme, mas temos muita coisa prática para aprender com o Sr Navorski.
Que passemos por situações difíceis da vida, mas de forma altaneira e em tudo glorificando o nome de Deus.
Que a nossa fé em Jesus não passe por nenhuma crise existencial.
Que saibamos olhar as adversidades e  vislumbrarmos a vitória lá na frente. Que nada em nós esmoreça. Que não nos deixemos levar por soluções fáceis e duvidosas. Temos um nome a zelar.
Fora do terminal;
Rev Emir Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário