sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CAMINHO TORTUOSO

CAMINHO DAS ÍNDIAS

Li esses dias um e-mail enviado por um brasileiro que está morando a quatro anos na Índia. Ele tomou conhecimento da novela global que está indo ao ar e se mostrou horrorizado com fato de muitos – a maioria – dos evangélicos assistirem à novela em questão. Fala inclusive que se trata de um proselitismo, onde a escritora – sempre com temas polêmicos e atuais – procura incentivar. Na sua apologia em defesa da sua fé, não desperdiça bravatas espirituais, tal qual um Dom Quixote moderno e paranóico, arremessando sua lança medieval aos quatro ventos, atacando a tudo e a todos. Já não é a primeira vez que um defensor fundamentalista lança mão de seus dardos inflamados contra aquilo que considera antibíblico, sem considerar as conseqüências de tal ato.
Com relação ao proselitismo chega a ser até infantil, pois quem – respeitando a cultura local – faria em sã consciência as práticas utilizadas pelo hinduísmo, onde a mulher praticamente não existe. Não estou julgando a cultura nem as práticas religiosas locais, ainda mais que povo algum sobrevive se não tiver o seu escopo de crenças, onde a figura do rito é de fundamental importância. Estou atacando sim esse fanatismo farisaico que se traveste, como sempre, de uma falsa santidade. Quem quiser que assista a tal novela que, por sinal é muito interessante, mostrando para nós o que acontece do outro lado do oceano. Já que o irmão em questão se encontra no “local hediondo do pecado”, sugiro que o mesmo evangelize os nossos futuros irmãos em Cristo. Quem não quiser assistir a novela tem todo direito de fazê-lo; só não pode é ficar jogando pedra no telhado dos outros, principalmente se tiver um de vidro. Chega também dessa história de tudo ser do diabo. As Sagradas Escrituras advertem para “examinarmos tudo e retermos o que é bom”. Caso contrário, vamos continuar sendo rotulados de alienados e ignorantes. Vamos parar com essa prática de dar Ibope a Satanás e nos preocuparmos com as coisas do alto, com aquilo que possa edificar nossas vidas e que glorifiquem o nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Somos livres em Cristo Jesus para a prática de toda boa obra. Há quem diga que Satanás não vai querer nenhum evangélico, os fundamentalistas, no dia em que for inaugurado o inferno com o próprio e seus anjos. Vai quere expulsá-los de lá. Não quer passar pela mesma experiência de milênios atrás. Ironia à parte, vamos ser crentes mais maduros e não ficarmos dando ouvidos a qualquer voz. Mesmo que falem em nome de Deus!

Emir Tavares

Um comentário:

  1. Querido Pastor Emir
    Estive lendo suas mensagem que muito tocaram meu coração,quantas vezes em nossas vidas precisamso largar os cantaros de nossas vida e voltamos para algo novo

    ResponderExcluir