terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

CORAÇÃO CORRUPTO

DESESPERADENTE CORRUPTO


Como o homem tem a inclinação natural para enganar e para ser enganado! E o profeta Jeremias, cerca de 627 a.C., já falava acerca desse coração matreiro e astucioso. Nada é tão atual quanto esse coração. Vivemos numa época de "vida plastificada". Nada é natural. Nada é o que parece ser. O "reality show" se mistura com a vida real, com o que deveria ser o nosso cotidiano, a ponto de formar uma liga em que não se sabe discernir o real do irreal. Muitas pessoas, por falta de uma adequação ao meio em que vivem, se deixam levar por uma vida ilusória em que as respostas aos seus desejos sejam mais rápidas e tangíveis. Essa procura incessante desse coração desajustado leva a caminhos tenebrosos onde o hedonismo, o sexo fácil e ocasional, o consumismo desenfreado; são a embocadura final e previsível. Esse coração se deixa levar por tudo aquilo em que não se exige nada, ou quase nada. É um coração libertino que se amolda
bem à qualquer circunstância, pois uma crosta de autocondescendência se formou ao seu redor. Agora entendemos – se é que isto é possível – o porquê de tantos sofrimentos, misérias e doenças; doenças não apenas físicas mas, sobretudo, da alma e do espírito. Ninguém se surpreende mais com nada e, paulatinamente, o que era considerado como espúrio, passa a ser natural.
E o que falar do coração regenerado? Quais as implicações disso tudo no seu dia-a-dia? Será que também não está sendo contaminado por esses novos dias? Até que ponto o secular está tomando o lugar do sagrado? A nossa vida é marcada por escolhas e decisões. Não basta apenas escolhermos, fazermos opções. Isso é muito relativo e só serve para cauterizar nossas consciências. Importa sim, que traduzamos essas escolhas por algo mais concreto. Não basta irmos aos cultos em nossas igrejas; quebrantarmos-nos na hora do louvor ou da pregação da palavra e, ao sairmos dali, nos cobrirmos com a couraça da insensibilidade e da injustiça. Urge que haja uma transformação em nossas mentes e corações. Não podemos ficar nos enganando. Que em todas as áreas de nossas vidas, o Senhor Jesus Cristo venha tomar o seu lugar de direito, fazendo um trono em cada novo coração. Chega de adorações doentias, fruto da maquinação humana de corações à deriva como um barquinho em plena tempestade em alto mar. Vamos ter uma vida incorruptível em que nossa verdadeira intenção seja a de que o Senhor se agrade de nós. Vamos ter uma vida compatível com aquilo que o próprio mundo espera de nós. Por incrível que possa parecer à primeira vista, a esperança dos desvalidos passa primeiro por nossas vidas, ou ignorais: "...Nisto conhecerão que sois meus discípulos..." A responsabilidade é nossa. Não há como fugir.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este texto é muito apropriado e nos leva a pensar e reavaliar a nossa postura como cristãos neste tempo cheio de oscilações e incerteza.
    Bjs
    posa

    ResponderExcluir