sábado, 18 de setembro de 2010

A MUDANÇA NO SILÊNCIO


..."ficando ele só; e lutava com ele um homem até ao romper do dia"...(Gn 32:24)

Nós vemos que a luta de Jacó se inicia ainda no ventre de sua mãe, onde contendia com seu irmão. Foi uma vida marcada por lutas. O nome Jacó é descrito como "usurpador", "suplantador" e "enganador". Só que existe também um outro significado: "aquele que segura o calcanhar", ou seja, aquele que luta.
Uma luta que marcou toda sua vida. Uma vida atrás das bênçãos do Senhor, agindo sempre à sua maneira e, nem sempre, de uma maneira muito elogiável. Usurpou de seu irmão Esaú a bênção da primogenitura. Essa bênção era importante para o homem pois lhe dava o direito de receber em dobro sua parte na herança e a primazia nos serviços de ordem religiosa, sem falar no fato de que seu nome seria sempre lembrado na árvore genealógica em primeiro plano. Usurpou e teve que fugir para escapar da morte. De igual modo aconteceu com Labão, pois Jacó enriqueceu de tal maneira que causou a inveja e perseguição de Labão, motivada pelos seus filhos. Labão o enganou diversas vezes, mas não pode lhe causar nenhum dano físico, pois o Senhor o protegia de todo mal. É como eu sempre digo: Para cada Jacó existe um Labão. Jacó - sempre caseiro - foge agora de Labão. Isso se dá com todo aquele que quer ganhar o favor divino usando seus próprios meios. Deus jamais deixou de abençoar Jacó, mas estava lhe passando um aprendizado de vida.
Após idas e vindas Jacó se depara com uma situação que não dependia mais de suas forças. Estava para se encontrar com seu irmão enfurecido e com ele quatrocentos homens. Jacó teve medo e se perturbou. Ainda movido pelo seu Jacó existencial traça um plano - que incluía presentes ao seu irmão -, e ora ao Senhor que confirma sua promessa para com ele e para com sua descendência. Bem. Agora tenho que seguir em frente pensa Jacó. Existe um ribeiro chamado Jaboque que precisa ser ultrapassado.
Algo de maravilhoso acontece agora. Jacó que prezava tanto as coisas materiais, as riquezas desse mundo, manda que todos e tudo que possuía seguisse primeiro em frente e fica "só". Há um total desprendimento. Fica só consigo mesmo e nesse estado de silêncio o Jesus pré-encarnado aparece e "luta" com ele. Só que agora é uma "luta" diferente. Nessa luta há o desabrochar de um novo homem com uma nova perspectiva de vida. Há confissão de pecados, súplicas, desejo de uma mudança real em sua vida. Aquele a quem inicialmente tomara por oponente não apenas o abençoa conforme seu desejo, mas pergunta por seu nome e tem como resposta: Eu me chamo Jacó o "enganador"; aquele que tem lutado a vida toda contando com minha astúcia, mas já não aguento mais. Estou aqui só e logo logo terei que prestar contas com meu irmão. Aquele homem queria ouvir essa confissão. Essa declaração de um desejo sincero de mudança. E como resultado tem seu nome mudado para Israel: "Aquele que luta com Deus", ou melhor ainda, "Aquele que luta confiando unicamente em Deus".
Que mudança grandiosa na vida de Jacó.. Agora sim estava preparado para passar para o outro lado do ribeiro de Jaboque. Agora sim estava preparado para viver uma nova vida. Para viver a vida.
O resto você sabe muito bem: seu irmão sai correndo ao seu encontro, se abraçam longamente e choram em profusão. A primeira coisa que acontece na vida de Israel é a reconciliação. De Jacó a nome de uma grande nação. Nação escolhida. Palavras proféticas agora são lançadas em sua vida. Não apenas proféticas mas, sobretudo, de vida. Vida eterna com o Senhor.

Paremos um pouco. Fiquemos à sós no ribeiro de Jaboque e ouçamos a voz do Senhor.
Em Cristo e querendo sempre mudar;
Rev Emir Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário