sexta-feira, 24 de setembro de 2010

TEM CERTEZA QUE PODE ENTRAR?



"Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente" (Sl 24:3-4).
A arca está sendo trazida de volta à Jerusalém e Davi compõe esse lindo salmo, ensinando aos futuros adoradores  o que vem a ser uma sincera adoração.
A resposta vem no verso 4 e fala sobre limpeza de mãos. Mão representa poder e autoridade e não pode estar contaminada com as coisas desse mundo. Com as mãos pegamos objetos e tocamos em pessoas, abençoado-as - em nome do Senhor - ou atraindo maldições sobre as nossas próprias vidas.
Já o puro de coração se refere a integridade de caráter, aquele que não possui motivos escusos em seus atos e não tem do que se envergonhar.
Nesse mundo tão conturbado dos dias atuais é muito raro alguém não entregar sua alma à falsidade. Num mundo de ilusões em que o ter se sobrepõe ao ser; amizades plásticas são efêmeras e voltadas para interesses comuns e nada altruístas; onde, para poder sobreviver, as pessoas são obrigadas a se violentar; fica difícil a con-vivência nesse mundo hostil.
A cada instante somos bombardeados com notícias das mais diversas: guerras sangrentas nos são mostradas diariamente e fazendo parte do nosso dia-a-dia; a mídia nos apresenta as mais diversas formas de como se adquirir diversos bens de consumo; a indústria do entretenimento não cessa de nos convidar a adentrar em "mundos" tão estranhos aos nossos códigos de conduta pautados na palavra do Senhor.
Prostituição, morte, injustiças, a busca a qualquer preço do prazer, aquisição de bens cada vez mais sofisticados, desfiles de vaidades onde pessoas se queimam em suas próprias fogueiras; a relativização do certo e do errado;  tudo isso tem como resultado uma sociedade cada vez mais insensível, onde não há mais lugar para a prática da justiça, acarretando mais opressão e falta de oportunidades para os menos favorecidos.
E a igreja como se comporta diante desse quadro?
Como estamos entrando em nossas igrejas? Como estão nossas mãos? E nossas mãos? Quais os desejos de nossas almas? Como está o nosso senso de justiça? Fazemos parte de esqueminhas previamente traçados?
Que possamos desejar e buscar ardentemente a limpeza de nossas mãos, a pureza de nossas corações "não nos conformando com as práticas desse mundo".
Que adentremos com hinos celestiais e cânticos novos, levantando nossas cabeças, como quem não se dobra   à prática da injustiça e nem jura dolosamente, e que possamos levar em triunfo e todos juntos a arca do Senhor até o santuário como representação viva do Rei da Glória em nossas vidas.

Com você nessa procissão em direção ao altar;
Rev Emir Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário