sexta-feira, 29 de outubro de 2010

AS FRAQUEZAS DE JÓ


"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal" (Jó 1:1).
O livro de Jó, o mais antigo da Bíblia, bem que poderia retratar uma história que, de tanta intensidade dramática e final surpreendente, tivesse ocorrido na terra mágica de Oz.
Para muitos teólogos da linha liberal, tal livro nunca existiu. Escrevo isso só para mostrar o quão intrincado é esse episódio. Evidentemente que acredito piamente ser um livro inspirado por Deus e que nunca se extinguirá em termos de conjecturas. Trata-se da maior epopéia individual sofrida por um ser humano em qualquer época.
Credenciais bonitas não faltavam ao "paciente" Jó: íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal.
Em outras palavras: PERFEITO. Só que o olhar bondoso e misericordioso de Deus não possui nem termos de comparação em relação ao nosso olhar. Basta olhar os "heróis" da galeria da fé, para entendermos um pouco desse amor infinito de Deus para conosco: homens pecadores sim, mas que não conseguem viver longe do Pai.
Mas por que tanta desgraça? Perde filhos; é obrigado a  conviver com amigos inconvenientes e injustos; perde bens, perde posição social? Tudo isso para dar uma satisfação à Satanás?
É claro que não. Não sei de onde tiraram tal conclusão. Se a Palavra de Deus diz em Rm 8: 28 :" Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito"; tem que haver uma explicação plausível para tudo isso e que vá concorrer para o bem de Jó, um homem com todas aquelas credenciais. Mas o que podemos é, ao menos, tentar obter uma resposta.
Lancemos mãos de nossas "lupas espirituais" e, juntos, vamos esquadrinhando cada capítulo desse magnífico livro. Acho que encontramos algo depois de uma acurada pesquisa. Com nossas lupas nos detemos em um capítulo inteiro, meus queridos. Chegamos ao capítulo de número 29 (vinte e nove).
E o que observamos? Jó se refere aos tempos em que era feliz; quando a lâmpada do Senhor resplandecia sobre sua cabeça(v 2); como era reverenciado quando chegava na praça da Cidade e os moços se retiravam e os idosos se levantavam e se punham de pé (v 8). O restante do capítulo é um misto de saudosismo e auto-exaltação.  Seria conveniente a Jó auferir a si próprio tantas qualidades? Por acaso não é considerado vitupério quem a si mesmo louva? É sensato atrairmos para nós honra e glória?
Bem...Tudo são interrogações, mas que merecem nossa atenção. Talvez Jó precisasse desviar o olhar de si mesmo e se projetar mais para fora do seu "eu" existencial que precisava de tanto alimento das mãos do homem.
No começo nos referimos aos inconvenientes e injustos amigos de Jó. Mas foram exatamente eles a razão do seu escape. Leiamos Jó 42:10 "Mudou o Senhor a sorte [ou o cativeiro] de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra".
Prefiro a expressão "cativeiro", pois ela retrata melhor o que vinha se passando na vida de Jó.
Não bastava se preocupar e oferecer sacrifícios em favor de seus filhos beberrões. Existiam outras pessoas mais próximas - próximas no sentido de necessidades - que precisavam da sua intercessão. Aqueles seus amigos de longa jornada, com visões diferentes da vida,  precisavam também estabelecer uma comunhão sincera com Deus, compreender o amor de Deus para com toda humanidade.
É meus queridos... Como já disse o livro de Jó é denso e carece de um olhar e coração mais compassivo e tolerante, pois trata-se  acima de tudo acerca do sofrimento humano. Do meu, do seu, do nosso sofrimento, na certeza de que o Senhor jamais nos desamparará e nos deixará sem respostas.
Asssim como Jó, que o Senhor aceite nossa intercessão em favor de muitos para que não sejam tratados mediante sua loucura e insensatez.
Com um coração intercessor;
Rev Emir Tavares

Um comentário:

  1. Shalom, Prof.Emir!
    Todas as vezes que visito o seu blog, sou tocada poderosamente em minha vida pessoal. Há sempre um recadinho de Deus para mim.
    Muito obrigada!
    Deus o abençoe!
    Bjs.

    ResponderExcluir