quinta-feira, 7 de outubro de 2010

FAÇA TUDO COM DEDICAÇÃO


FAÇA TUDO COM DEDICAÇÃO
"A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados" (Pv 12:24).

Venho assistindo a um documentário em que executivos de megas empresas nos EUA vem desenvolvendo um trabalho muito interessante: passando-se por funcionários recém-contratados do grupo, eles visitam várias empresas com o objetivo de ter um contato maior com suas filiais.
O resultado tem sido surpreende. Cada executivo desempenha diversas tarefas em "seu primeiro dia de trabalho", tais como: limpar fossas, trabalhar no caminhão do lixo fazendo coletas e, assim, avaliar melhor a performance dos gerentes locais e funcionários.
Eles constataram , num misto de alegria e surpresa, que os funcionários iam muito além do esperado, alguns, inclusive, acumulando funções que lhes sobrecarregavam demais na sua jornada diária. Mas tudo sem nenhuma murmuração ou insatisfação. Outro detalhe que chamou a atenção foi o desprendimento dos funcionários que faziam de tudo para ajudar a comunidade local que, por tudo isso, amava aqueles dedicados funcionários.
Um dos executivos - fingindo sempre ser um novo funcionário - foi testemunha de uma manifestação de carinho de uma moça com deficiência mental que fez questão de recitar um poema em homenagem a uma das gerentes locais e deixando bem claro que foi ela quem escreveu tudo aquilo.
Um outro funcionário, muito bem humorado por sinal, confidenciou ao "novo funcionário" que era muito grato a empresa onde trabalhava, pois quando veio como imigrante de um outro país só tinha cinquenta dólares no bolso. Mesmo trabalhando de segunda a sexta ininterruptamente e sem ver a esposa, ele encarou o lado positivo da sua vida: ele tinha todo sábado e domingo para namorar e matar a saudades com sua esposa numa lua-de-mel sem fim.
Muitas experiências semelhantes a essas aconteceram, trazendo muitas mudanças e uma melhor condição de trabalho com melhores salários e melhores condições de vida de um modo geral.
Ou seja, apesar das dificuldades, eles sempre conseguiam ver o lado bom de toda e qualquer situação.

E como se aplica, principalmente em nossas igrejas, o que diz em: "A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados" (Pv 12:24)?
Não consigo ver, infelizmente, a mesma diligência. Por que será que para o serviço do Senhor, na grande maioria das vezes, tudo é feito na base da improvisação, sem amor e comprometimento?
Quando alguém é indagado responde com o velho e desgastado chavão: "O Senhor entende". Será que entende mesmo? É que o Senhor é um patrão bonzinho e aceita qualquer coisa? Não. Mil vezes, não.
Canso de ver serviços de som totalmente desajustados e se escusam, colocando a culpa no diabo que quer atrapalhar a obra do Senhor. E tudo é feito para a "honra e glória do Senhor". Mas que honra e glória são essas? No trabalho dito secular seriam sumariamente demitidos. Desde o Antigo Testamento e permeando todo o Novo, o princípio permanece: "Não se apresente ao Senhor de qualquer maneira".
Gratidão, amor e temor deveriam ser incorporados ao dicionário evangélico.
Nisso também estamos sendo observados e vamos prestar contas.
Se, porventura, uma alma sequer leu esse post divulgue e aplique em suas vidas e na vida de suas igrejas.
Muito diligente - espero -, no Senhor:
Rev Emir Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário