domingo, 8 de novembro de 2009

CUIDADO COM O QUE ESTÁ ESCONDENDO!

CUIDADO COM O QUE ESTÁ ESCONDENDO

Já tive a oportunidade de postar a mensagem “Cuidado com aquilo que está mostrando”, e agora posto essa:” Cuidado com o que está escondendo”.
A partir de Jos 7, vemos a história de Acã, cujo nome significa “alto estado de perturbação”.
Logo após a grande vitória sobre Jericó, Acã não resistiu e cobiçou (v.21), a linda capa babilônica bem como moedas de ouro e prata, colocando tudo escondido na terra por baixo da sua tenda.
Conforme a Lei (Dt 13:16), todo despojo (ou anátema) teria que ser queimado em praça pública como oferta total ao Senhor.
Acã conhecia muito bem a lei, mas se deixou levar pela ocasião. A cobiça e a sensação de impunidade falaram mais alto. Por causa desse ato tresloucado, o povo que há pouco saíra vitorioso em Jericó, sucumbe em humilhante derrota perante uma pequena cidade de nome Ai.
Ao clamar Josué ao Senhor, tem como resposta que Israel pecou, furtando objetos condenados e dissimulando.
Agora lanço a pergunta no ar: Por que Acã não se pronunciou logo? Ele teve oportunidade para isso. Para se chegar até ele primeiro tiveram que perfilar todas as tribos do que viria a ser Israel e depois todas as famílias. Para se chegar até ele demandou certo tempo. Tempo oportuno para se pronunciar, se arrepender e pedir perdão. Mas não foi o que aconteceu.
Quando descoberto ele admitiu que pecou contra o Senhor, mas em momento algum pediu perdão a Deus.
Como conseqüência, foi apedrejado e queimado juntamente com seus filhos e filhas e todos os seus animais. Não sobrou absolutamente nada.
O que aprendemos com isso? Aprendemos que tudo que fazemos pode trazer sérias conseqüências para nós, para nossos filhos e para quem estiver ao nosso redor.
Aquela velha história de se jogar tudo para debaixo do tapete, um dia alguém pagará caro por isso. Disso não tenham a menor dúvida.
Cuidado com aquilo que estamos trazendo para nossas vidas, para o interior de nossas “tendas”, quer sejam objetos, pessoas ou negócios escusos.
Todo cuidado é pouco, mesmo estando sob a Graça.
Os princípios da Lei de Deus são imutáveis.
Falei em princípios e não sobre a Lei em si.
Rev Emir Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário