terça-feira, 3 de novembro de 2009

E OS OUTROS ONDE ESTÃO?

E OS OUTROS ONDE ESTÃO?

Boa pergunta, ainda mais se levando em consideração que Jesus sabe o que vai no coração dos homens.
Em Lc 17.11-19, vemos um grande exemplo do que vem a ser ingratidão. Dez leprosos, de longe, estão gritando para Jesus e pedindo que se compadeça deles. Como resposta, Jesus se limitou a dizer para se apresentarem ao sacerdote, sendo que a cura não havia ainda sido operada. E se colocaram a caminho os nove leprosos e, ainda pelo caminho, se viram curados. Jesus não esperou pela cura para mandar que se apresentassem ao sacerdote, como mandava a lei. Jesus falou e na hora eles foram curados e nem tiveram a sensibilidade de voltar para agradecer. E eram judeus. O orgulho, a altivez e a prepotência andam de mãos dadas. Talvez achassem que Jesus não fez mais que sua obrigação ao curá-los. Infelizmente esse tipo de comportamento – a ingratidão – vem se perpetuando ao longo dos tempos. Hoje mais do que nunca através, principalmente, do determinismo e do profetismo, pessoas se exaltam como se fossem o próprio Deus - se bem que o Senhor nunca se exaltou, pelo contrário -, invertendo as posições.
Muita gente no seio evangélico que se apropriam de certas passagens da palavra de Deus e começam a reivindicar seus pretensos direitos. Querem colocar Deus em xeque, afirmando que Ele não pode ir contra sua própria palavra como se fôssemos merecedores de alguma coisa. Não merecemos nada. Tudo é pela graça e misericórdia de Deus.
O ex-leproso samaritano entendeu essa mensagem. E voltou. Voltou para agradecer e dar glória a Deus, com maior entusiasmo ainda. E os outros onde estão? Pergunta Jesus.
E nós onde estamos que não damos a devida glória ao Senhor? Será preciso que se levante uma outra geração, um outro povo escolhido?
Devemos dar glória a Deus nas mínimas coisas de nossas vidas. Só o fato de permanecermos vivos nesse mundo onde jaz o maligno, já é um milagre.
Agradeça pelo seu emprego ou, mesmo, pela falta dele. Agradeça pela sua família, pela sua saúde ou doença, pelo pão nosso de cada dia.
Agradeça pela oportunidade de poder render ao Senhor toda honra e toda glória a que tem direito.
Aprendamos com aquele samaritano que, mesmo sendo um homem discriminado e considerado como cidadão de segunda categoria, voltou.
Às vezes temos que voltar; que recuar, para que possamos dar o próximo passo na vida.
E de preferência com um coração agradecido e jubiloso.

Rev Emir Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário