terça-feira, 17 de novembro de 2009

JÁ DECIDIU DESISTIR? POR QUÊ?

JÁ DECIDIU DESISTIR? POR QUÊ? (Lc 5.1-7)

Jesus vê dois barcos junto à praia e, os pescadores sem pescar nada à noite toda, já estavam lavando suas redes e se preparando para irem embora.
Aquelas redes estavam cheias de detritos do mar, muito comuns naquele lago.
Para aqueles homens toda esperança de uma boa pescaria havia se desvanecido, apesar de todos os seus esforços.
Jesus observa aquela cena e se compadece. Jesus está sempre interessado naquilo que estamos fazendo. Ele quer que sejamos homens e mulheres bem sucedidos. Não conhece a palavra desistência, muito pelo contrário, quer que continuemos apesar de nossas redes estarem colhendo apenas lodo e galhos sem vida.
Aproxima-se então de Pedro e dá a ordem para se lançar ao largo. Enquanto estivermos à beira d’água do nosso comodismo, onde nossos pés podem alcançar o solo, não conseguiremos nada de positivo.
O mar alto simboliza também intimidade devido ao fato de nos afastarmos da nossa superficialidade, do nosso lugar comum. Isso requer coragem, pois as águas podem estar encapeladas.
Temos que nos lançar ao largo, bem distante da praia, lá onde estão os grandes cardumes. É lá que encontraremos respostas para as nossas crises existenciais. Nesse caso foi no alto mar. Seja lá onde for o que vai fazer a diferença é a nossa postura diante dos fatos.
Devemos estar prontos para lançarmos sempre a rede, como se fosse a primeira vez e cheios de esperança.
Ao lavarmos nossas redes entendamos que estamos dispostos a continuar nossa empreitada, retirando todo entulho e nos preparando para uma nova tentativa. Não deve significar que, simplesmente, capitulamos.
Pedro obedece à ordem de Jesus. Vai ao alto mar e lança suas redes conforme Jesus ordenara. Às vezes, pode ser que não estamos lançando nossas redes onde e como deveríamos lançar.
Estou usando a figura de “lançar as redes” como que significando obediência e confiança. Obediência, confiança e atitude são o trinômio para nossa vitória, pois nem sempre obediência implica em confiança e muito menos tomarmos uma atitude diante das circunstâncias da vida.
Como resultado, fizeram uma grande pescaria a ponto de quase se lhe romperem as redes.
Devemos estar prontos a lavar nossas redes, não como que desistindo, mas limpando tudo aquilo que pode servir de empecilho para nossa vitória.
O ato de lançar a rede depende de nós. Jesus não lançou a rede por eles.
Jesus deu a ordem e eles entenderam e obedeceram.
Não desista por mais infrutífera que, aos seus olhos, pareça sua vida.
Jesus tem um outro olhar para essa sua situação.
A palavra final ainda não foi dada.
Rev Emir Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário