segunda-feira, 21 de setembro de 2009

NÃO DESPREZE SUA CONDIÇÃO DE GUARDIÃO

NÃO DESPREZE SUA CONDIÇÃO DE GUARDIÃO

Gn 3.24: “E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do Jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da vida”.
O Senhor havia dado uma ordem clara para Adão. Era para ele, tão somente, cultivar e guardar aquele jardim maravilhoso que servia como ponto de encontro com o casal ao fim de cada dia. Cultivar e guardar, (Gn 2.15), com amor e diligência como um bom mordomo, para que houvesse árvores frondosas e frutos na época certa, para o seu próprio deleite.
Tudo ia muito bem até que, em determinado instante, Adão foi perdendo aquele fervor inicial, o zelo pela obra foi esmorecendo a cada dia. O dia-a-dia se tornou maçante e tediante e aquilo que outrora lhe dava prazer e alegria, já tinha perdido o seu significado. Aos poucos as ervas daninhas foram ocupando aquele espaço, bem como as bestas feras.
O cultivar e guardar o jardim representava obediência e serviço, como uma forma de cultuar a Deus. Culto é serviço.
Nada acontece por acaso. Gradualmente, o primeiro homem se deixou enredar pela ingratidão e esquecimento. Aquilo que o Senhor lhe confiara não tinha mais tanto valor assim. Já não dava mais o seu melhor e não havia excelência em seu serviço.
Aos poucos foi se tornando insensível. E essa insensibilidade foi afetando outras áreas de sua vida. No âmbito familiar já não cultivava e guardava sua esposa como antes.
A sua comunhão com Deus tinha sido maculada. E, quando isso acontece, todas as áreas de nossas vidas são igualmente afetadas. Pessoas que precisam de nós perdem o referencial e a esperança de dias melhores. Tudo isso porque o jardim dos nossos sonhos, da nossa própria vida foi relegado a um segundo plano.
Aprendamos, pois, a lição. Se você não exercer a função que o Senhor lhe confiou, além de definhar espiritualmente o Senhor vai se encarregar de colocar outra pessoa em seu lugar, como já assinalado em Gn 3.24.
Cultivemos e guardemos com alegria e temor tudo aquilo que o Senhor depositar em nossas mãos.
Vamos dar sempre o nosso melhor em cada gesto, em cada olhar, em tudo que nossas mãos tocar.E não custa nada repetir: CULTO É SERVIÇO!

Rev Emir Tavares

Um comentário: