quarta-feira, 30 de setembro de 2009

GUARDAI-VOS!

"Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto ao vosso Pai, que está nos céus".
Boa época essa dos tempos de Jesus. Ao menos ainda havia pessoas - mesmo motivadas pela hipocrisia - que davam esmola. Hoje, nem isso vemos. Passa-se ao largo e vamos orar. Vamos orar por eles, eis a proposta indecente. Mas essa gente está com fome e quando se está com fome não dá para esperar. Quem não já passou por aquela experência desagradável de aguardar por um almoço ao domingo com toda família reunida e que insiste em não ficar pronto? Dá uma fomezinha não dá? Imagine então quem não sabe de um almoço ou jantar decente há muito tempo. Vamos orar, não dá.
É aquela mesma hipocrisia a qual Jesus ressaltou. "O tempo passa, o tempo voa, mas a insensibilidade continua numa boa". Desculpem-me essa última fala, mas não deu para segurar.
E a situação não pára por aí em termos de insensatez e descaso. Quando vem alguma comitiva de outro paiz em que o Rio de Janeiro, por exemplo, esteja sediando, os esmolantes somem como que por encanto. Às pressas e, sem prévia consulta, são colocados Deus sabe onde. Menos mal. Em priscas eras eram jogados no Rio Guandú.
Não permitamos que nossos semelhantes menos favorecidos sejam tratados como se lixo fossem e "escondidos debaixo do tapete".
Que o Senhor não permita que sejamos atingidos pela letargia do desamor, nem que façamos "vista grossa" àquilo, que no fundo nos aflige e incomoda.
"O amor não se alegra com a injustiça". Seja de que natureza for.
Vamos orar, sim. E agir.
Rev Emir Tavares

Um comentário: