sábado, 5 de setembro de 2009

AS NOSSAS REAÇÕES

AS NOSSAS REAÇÕES

Como seria tão bom se todos nós vivêssemos em harmonia e em paz, tendo todos um mesmo parecer. Só que somos pessoas diferentes. Cada um de nós trás dentro de si uma carga de valores diferente. Valores esses que variam de pessoa para pessoa. São os chamados determinantes internos (já se nasce com eles). O fator cultura, o fator econômico-social, dentre outros, determinam o nosso relacionamento interpessoal e grupal.
De uma maneira prática não podemos impedir que cometam certas ações que nos desagradem, que nos ofendam. Mas podemos impedir sim que nossas reações não se deixem levar por tais ações. Qualquer agravo, que porventura soframos, só atingirá seu intento, se assim o permitirmos. Podemos impedir sim que isso não nos cause dano algum.
A palavra de Deus nos estimula a desenvolver o domínio próprio, a temperança, como fazendo parte de um gomo do chamado Fruto do Espírito. Ou temos o Espírito de Deus norteando nossas vidas, ou é outro que assumiu o controle.
Seria de bom tom lembrar o que diz Amy Carmichael a respeito: “Nada que alguém nos faça pode causarnos dano, a menos que nos submetamos a uma reação errada”.
Não se esqueça de que é um “Justificado mediante a fé, e através dessa fé você tem paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1 – adaptado -).
Preocupe-se apenas em fazer o bem, o que for justo e agradável diante de Deus.
Quanto ao resto, já está condenado antes mesmo de existir. Não merece sua preocupação. O mal se destrói por si mesmo.
Rev Emir Tavares

Um comentário:

  1. Muito bom sua abordagem sobre ações e reações.
    Acredito que precisamos respeitar a maneira de ser de cada um, a vida ensina mais cedo ou mais a maturidade aparece.
    Amemos uns aos outros.

    Abraço ao amigo e colega Emir

    ResponderExcluir